segunda-feira, 29 de março de 2010

Susseranos e Vassalos

O termo feudalismo origina-se de feudo, palavra germânica que significa ''benefício''.Esse benefício concedido pelo susserano ao seu vassalo podia ser um cargo, uma quantia em dinheiro, o seu direito de cobrar pedágio em uma ponte ou estrada, ou ainda uma propriedade de terra , o feudo,um pequeno pedaço de terra.A doação do benefício enstituía uma relação de obrigações entre o susserano e seu vassalo.
Nos séculos VIII e IX , os reia caronlíngios seguindo a tradição germânica, passaram a recompensar os nobres locais com a concessão de terras pela ajuda militar prestada na luta contra os pagãos. Entre os susserano ,que concedia o beneficio e o vassalo que recebia, estabelecia-se uma relação de compromisso e fidelidade.
No caso de morte de um vassalo, o benefício passava para seu filho mais velho que de herdar o benefício , assumia os direitos e as obrigações da vassalagem.
Com a partilha do império entre os filhos de Carlos Magno. Entre meados do século X, o poder dos vassalos já podiam ser considerado superior ao do próprio rei.

A formação dos reinos germânicos


Com o fim do império Romano do Ocidente,os povos estrangeiros que ocupavam as terras do império iniciaram o processo de formação de reinos e mornaquias.Dentre esses povos, destacavam-se os germânicos que se dividiam em vários grupos: vândalos,godos,burgúndios,batavos,suevos,lombardos e francos. O termo ''germânico'' refere-se á região de onde esses povos se originavam.
A base de organização social das tribos germânicas era sipe.
Os germânicos não conheciam cidades nem estados. Sua mais importante instituição política era a assembléia dos guerreiros da tribo, que decidiu sobre a guerra, paz e a libertação dos escravos e escolhia o chefe, com função religiosa e militar.
Em caso de ataques e lutas ,eram recompensados com produtos obtidos nas pilhagens, dando origem a uma nobreza que possuia terras e escravos